Nutrologia, como ela pode te ajudar?

Nutrologia, como ela pode te ajudar?

A nutrologia estuda, pesquisa e avalia a alimentação dos pacientes, de forma que avalia as necessidades orgânicas individuais, visando a manutenção da saúde, redução de risco de doenças, promovendo longevidade e qualidade de vida.
Em meu consultório não é incomum alguns pacientes virem com a dúvida: “Porque fico a semana inteira sem comer, e não emagreço?” ou “Quando eu tinha 20 anos emagrecia com facilidade, e agora não consigo perder uma grama!!”, ou ainda “Dra. Eu emagreço tudo menos a barriga!!”
Nas mídias em geral encontramos várias opções de dietas!! Mas a qual é a ideal para você? Podemos afirmar que um “peso ideal“ é algo totalmente obsoleto. Imagine que aos 20 anos de idade um indivíduo pode ter 70 kg de peso com uma boa massa muscular e um baixo percentual de gordura. Ou seja, a massa de músculo supera a massa de gordura, o que é fisiologicamente benéfico. Porém, esse mesmo indivíduo pode chegar aos 50 anos de idade tendo os mesmos 7 0kg de peso, mas dessa vez a sua composição corporal pode ser totalmente diferente: baixa massa muscular e um alto percentual de gordura. Ou seja, a massa de gordura supera a massa de músculo, o que está relacionado com quadros de síndrome metabólica, obesidade e resistência à insulina.
Primeiramente, precisamos avaliar através da bioquímica com exames de sangue, se existe alguma patologia ou deficiência que colabore com a queixa do paciente. E o próximo passo é fundamental entender com detalhes a composição corporal, identificar como o peso na balança é dividido em nosso corpo naquele momento. Quanto temos de gordura, músculo, água, minerais, e assim analisar a real condição de saúde.
Neste momento vamos desenhar o plano terapêutico que é individual. Por isso, que o remédio que sua amiga ou amigo não serve sempre para você. Somos seres únicos, e não existe peso ideal.
A análise vem de acordo com o objetivo de cada um. Um lutador de Box não vai ter a mesma constituição corporal que um maratonista. Pois, as metas são outras, a alimentação é diferente, e o treino nem se fala!!!
E as pessoas idosas? Existe um processo de lipossubstituição, com perda de massa magra e má absorção de nutrientes. Trazer este equilíbrio que faz parte da medicina integrativa exige muita determinação.
Quando nos alimentamos absorvemos os nutrientes de forma diferente. A probiótica de cada um (que são as bactérias “boazinhas de nosso intestino”) altera nossa forma de conseguirmos os nutrientes de uma maneira equilibrada. Por isso, somos sim o que fazemos com o que comemos!!! E não o que comemos.
Nas mídias em geral encontramos várias opções de dietas!! Mas a qual é a ideal para você? Podemos afirmar que um “peso ideal“ é algo totalmente obsoleto. Imagine que aos 20 anos de idade um indivíduo pode ter 50 kg de peso com uma boa massa muscular e um baixo percentual de gordura. Ou seja, a massa de músculo supera a massa de gordura, o que é fisiológico. No entanto, esse mesmo indivíduo pode chegar aos 40 anos de idade tendo os mesmos 50kg de peso, mas dessa vez a sua composição corporal pode ser totalmente diferente: baixa massa muscular e um alto percentual de gordura. Ou seja, a massa de gordura supera a massa de músculo, o que está relacionado com quadros de síndrome metabólica, obesidade e resistência à insulina.
Por isso, e muito mais que a análise do indivíduo pelo nutrólogo pode trazer a promoção de saúde em vários aspectos. E atingindo particularmente nossos objetivos somos felizes e saudáveis!

2018-05-15T20:58:07+00:00

VAMOS COMEÇAR?

Agende sua consulta com a Dra. Gisele

Contato: (011) 4224-2000

Whatsapp: (011) 93004-2000

Alameda Terracota, 250 – CJ 304

Cerâmica – São Caetano do Sul

TRATAMENTOS E SOLUÇÕES

DICAS